sexta-feira, 21 de abril de 2023

Retirada de areia lavada do leito do rio Apodi-Mossoró, 

em Governador Dix-sept Rosado, 

preocupa moradores

 

Dias atrás, ao encontrar um produtor do sítio Serrote, em Governador Dix-sept Rosado, perguntei se o rio Apodi-Mossoró estava pronto para receber as águas da Transposição do rio São Francisco.

De imediato, o produtor respondeu que infelizmente o rio Apodi-Mossoró, em parte do trecho de mais de 30 quilômetros que corta Governador Dix-sept Rosado, vem sendo assolado pela ação predadora do homem.

 O produtor afirmou que a extração de areia lavada do leito do rio, destinada a setores da construção civil, principalmente em Mossoró, estaria extrapolando os limites permitidos pelos órgãos de proteção ambiental.

 De acordo com o relato do produtor, a retirada da areia do leito do rio inicialmente era realizada de maneira vertical e em profundidade, com o uso de uma draga. Entretanto, posteriormente, os exploradores passaram a extrair o produto mineral das margens do rio, provocando o alargamento do leito.

Outro proprietário de terra ratifica que, no sítio Monte Alegre, realiza-se de forma predatória a extração de areia das margens do rio Apodi-Mossoró, no trecho que corta aquela localidade.

O proprietário mencionado levou a situação ao conhecimento da unidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Mossoró. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário