Agora, setenta por cento da água que chega às torneiras dos dix-septienses vêm da captação no sítio Carrasco, em Apodi. Áreas de expansão urbana e regiões mais altas da cidade passam a receber água suficiente para atender às necessidades dos usuários.
Realidade
Segundo o presidente da Caern (naquela data), Roberto Sérgio Linhares, a obra é um anseio da população e o dia 27 de junho de 2025 representa um marco para o município. “Esta adutora era um sonho de mais de uma década, que hoje se torna realidade, trazendo segurança hídrica para todos”.
Para o presidente da Caern, não se trata apenas de quantidade. “A água que chega agora às casas é uma água mineral”. Ele ressaltou que se constitui em um momento único para Governador Dix-Sept, um benefício trazido pelo governo Fátima Bezerra, em parceria com o Governo Federal, que deixará o antigo poço como uma complementação do sistema”, afirmou.
Adutora
Apodi-Mossoró
Enquanto Governador Dix-Sept Rosado desfruta da nova realidade, as obras no trecho principal da Adutora Apodi-Mossoró seguem em várias frentes. No município de Apodi, avança a construção da infraestrutura de urbanização na área dos sete poços que enviarão água para Mossoró.
O sistema que abastecia a população de Governador Dix-sept Rosado funcionava desde 1999, implantado graças a esforço da gestão do então prefeito daquele município, Gilberto Martins. A água é transportada de um poço doado pela Petrobrás por meio de uma adutora, numa extensão de 4 quilômetros a partir da localidade de Gangorrinha, construída em convênio com a gestão à época do governador Garibaldi Filho.