segunda-feira, 12 de julho de 2021

Palácio Dix-sept Rosado 

completa 20 anos 



Sede do Poder Executivo



Antiga Estação Ferroviária (primeiro plano)
Palácio Dix-sept Rosado (fundo) 



Ex-prefeito Gilberto Martins

Hoje completam-se exatos 20 anos que o então prefeito Gilberto Martins entregou à população do município o Palácio Dix-sept Rosado, sede do Poder Executivo local.

No dia 12 de julho de 2001, Gilberto Martins inaugurou o Palácio Dix-sept Rosado, onde até hoje funciona o Gabinete do Prefeito. Ao evento, que marcou a programação dos 50 anos da morte do ex-governador, compareceram familiares dele, como os filhos deputado Betinho Rosado, Carlos Augusto Rosado, e sua esposa, Rosalba Ciarlini, à época prefeita de Mossoró.

Adquirida pela gestão de Gilberto Martins à Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA), a chamada casa do agente da estação do trem ou agente ferroviário passou por uma ampla reforma, com a reconstituição de suas linhas arquitetônicas históricas.

Juntamente à casa transformada no Palácio Dix-sept Rosado, a Prefeitura adquiriu o prédio onde funcionou a Estação Ferroviária ou estação do trem, ao qual soma-se extenso terreno, onde estão localizados o Largo de Eventos e a Escola Municipal de Educação Infantil.

A aquisição dos citados imóveis permitiu uma homenagem ao governador falecido em acidente de aviação no dia 12 de julho de 1951, a preservação do patrimônio histórico e a incorporação dos prédios à estrutura do município.

A casa do agente e a Estação do Trem representam a memória de um tempo no qual riquezas como o calcário e o alho, extraídas ou produzidas em Governador Dix-sept Rosado, eram escoadas através dos comboios férreos, também transporte de passageiros, por meio do extinto ramal que interligava Mossoró a outras cidades do Rio Grande do Norte e a Sousa, no Estado da Paraíba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário