quinta-feira, 25 de julho de 2019


De uma geração a outra
A esperança em tempos melhores
por meio do trabalho


Ex-vice-prefeito e ex-secretário Júnior Afonso

A necessidade de trabalhar desde a adolescência dificultou para que Marcos Antônio Pereira, Marquinhos do Balneário, dedicasse tempo aos estudos. Dos pais, seu Antônio Neci Pereira (Naci) e dona Raimunda Maria Pereira, no entanto, recebeu a orientação para direcionar suas forças ao trabalho árduo. Desse modo, escreve o nome na história de Governador Dix-sept Rosado.  

Seu Naci, pai de Marquinhos, é de uma família de 11 irmãos, filho de seu Afonso Paulo Pereira e Maria Madalena do Nascimento Pereira. Parte deles comercializava carne no Mercado Público de Governador Dix-sept Rosado. Eram marchantes, como se dizia no município, que passaram a atividade para as novas gerações.

Da união de seu Afonso e dona Madalena nasceram Paulinho Paulo Pereira, Espedito Paulo Pereira, Antônio Raimundo Pereira (Raimundo de Afonso), Saturnino Paulo Pereira, Antônio Neci Pereira (Naci), Lourival Paulo Pereira, Antonio Paulo Pereira, Antônia Paula Nogueira, José Paulo Pereira, Pedro Paulo Pereira e Antônio Antonilson Pereira.

(Raimundo, Saturnino, José Paulo, Antônio Paulo, Paulino, Espedito e Pedro Paulo são falecidos).

O fato de a família se destacar principalmente no comércio e, também, por ser numerosa, despertava o interesse até das lideranças políticas no sentido de contar com o apoio do clã, quando dos embates eleitorais.
Num discurso na década de 80, o então prefeito de Mossoró, Dix-huit Rosado, conhecido por ser um bom orador, no decorrer de uma dessas campanhas, tentava conquistar um voto qualificado e conclamou o patriarca: - Afonso, cadê você, com seus filhos rebeldes?

A invocação da “rebeldia” dos descendentes do velho Afonso, na verdade, soava como elogio. Remetia à coragem da numerosa prole que, no vigor da juventude, “dava um boi para não entrar numa briga”, mas, ao longo dos anos, aumentou seu círculo de amizades e a influência.

A família aguerrida, também no trabalho, ampliaria seu espaço no meio social, com o passar do tempo. A nova geração de homens e mulheres dedicados, exerceria profissões como professores, advogados e nutricionista, por exemplo.
Entretanto, não ficaria por aí. Um neto do velho Afonso, Espedito Paulo Pereira Filho (Júnior Afonso) conquistaria espaço na vida pública e seria coordenador de Desenvolvimento Rural (1997-2000), vereador (2001-2004) e vice-prefeito de Governador Dix-sept Rosado (2009-2012).

Certamente, o exemplo de Marquinhos do Balneário, e de sua família, deve inspirar outras pessoas, nesses tempos que se fala tanto de crise, a acreditarem na conquista de tempos melhores, por meio do esforço e do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário