quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Com impedimento de Anaximandro Vale, 
ex-secretário Stepherson Vale é anunciado
 como candidato a prefeito pelo PSD


Anaximandro Vale e o primo, Stepherson

O grupo político liderado pelo ex-prefeito Adail Vale (Partido Democratas) anunciou na noite desta quarta-feira, 7 de setembro, o nome do ex-secretário de Administração de Governador Dix-sept Rosado, Stepherson Jaime da Silva Vale, 31 anos, do Partido Social Democrático (PSD), como novo candidato da situação à Prefeitura daquele município. 

Stepherson Vale, que tem o nível médio completo, foi nomeado secretário de Administração pelo prefeito Anaximandro Vale, seu primo, no dia 6 de outubro de 2014. Ele é filho do servidor público estadual Jaime Vale, irmão de Adail Vale, e este pai de Anaximandro. 

A impugnação do registro da candidatura a reeleição do prefeito Anaximandro Vale, confirmada na terça-feira, 6 de setembro, coloca Stepherson Vale na disputa municipal. 

O juiz Evaldo Dantas Segundo, da 57ª Zona Eleitoral, acatou as ações de impugnação interpostas pelo Ministério Público e pela coligação Unidos para Vencer, tendo como fundamento o fato de Anaximandro Vale ter sido condenado em julgamento no Tribunal de Justiça. 

O candidato da oposição é Antônio Freire (Antônio Bolota), do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), cujo nome a vice é Sanimarcos Firmino (PMDB). 

Sucessão dos Vale

A inclusão de Stepherson é a tentativa de manter os Vale no poder em Dix-sept Rosado. Desde os anos 80 que membros da família vêm se alternando no exercício de seguidos mandatos.

Em 1982, a esposa do médico Adail Vale, Zileide Rodrigues Vale (mãe de Anaximandro) se elegeu vice-prefeita na chapa encabeçada pelo prefeito Nelson Morais. 

Depois, em 1988, Adail Vale foi eleito prefeito, mas não conseguiu fazer o sucessor nas eleições de 1992, quando candidatou o primo dele, agrônomo José Edilson de Andrade. 

Após o afastamento da prefeita Lanice Ferreira do cargo, em 2005, Adail Vale voltou ao poder, na condição de segundo colocado no pleito de 2014.

Adail Vale elegeu à presidência da Câmara Municipal o filho, então vereador Anaximandro Vale. Depois numa manobra política surpreendente, Adail renunciou ao cargo de prefeito, no dia 4 de abril de 2008, e convenceu o vice-prefeito Nelson Morais a renunciar também.

Com a engenharia política, Anaximandro assumiu a Prefeitura e concorreu às eleições daquele ano no cargo de prefeito, mas perdeu nas urnas para Lanice Ferreira. 

Em 2012, Anaximandro Vale foi eleito prefeito e, agora, impedido de tentar a reeleição, é obrigado a abrir espaço para o primo Stepherson. 

Ou seja: sai Anaximandro, que na urna eletrônica seria o número 25 (Dem), e entra Stepherson (PSD - 55). É mais um Vale na disputa pelo poder.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário