sábado, 27 de abril de 2013



Quando Deus manda, manda pra todo mundo


Dias atrás, no trajeto entre Governador Dix-sept Rosado e Mossoró, o tom acinzentado da vegetação delineava o quadro desolador de um ano de seca, com todas as suas dolorosas consequências.


O noticiário do rádio, da televisão, as páginas dos jornais, o conteúdo dos blogs e sites mostravam que, no Estado, os rebanhos estavam sendo dizimados e que a água era reduzida nos açudes e demais reservatórios.


Entretanto, uma, duas, três chuvas mudaram o cenário. Açudes transbordaram e barragens receberam grande volume de água. O tom verde tingiu a vegetação e encheu de riso e de esperança o homem do campo.


“Muita chuva, graças a Deus”, disse-me, neste sábado, pela manhã, o agricultor Antônio Rodrigues de Souza, Tonico de Biraca, em conversa à entrada do Mercado Público de Governador Dix-sept Rosado. “Quando Deus manda, manda pra todo mundo”, enfatizou Tonico, como que a recorrer à expressão bíblica segundo a qual “Deus não faz acepção de pessoas”.


Por falar no Mercado Público de Dix-sept Rosado, depois que aquele espaço passou por ampla reforma, ganhando novo aspecto, parece também que há algo novo no semblante dos comerciantes locais, algo como melhora da autoestima.



Carne

Quem visita o Mercado Central em Dix-sept Rosado encontra pessoas como Diá Afonso, que vende carne de primeira qualidade naquele espaço público, por preço competitivo, na região. Coxão mole, contrafilé, picanha e filé de animais abatidos até no mesmo dia em que é posto à venda.



Cardápio
As lanchonetes oferecem ótimo café da manhã, no Mercado Central dix-septiense. Algumas delas ainda colocam à disposição do cliente, comida caseira de qualidade, em cardápio com sopas, caldos, feijão, arroz e carnes variadas. Um exemplo é a lanchonete de Tintinha Serafim, que mantém uma tradição de muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário